Assis de Magalhães
Em 1943, Assis de Magalhães, juntamente com o seu Pai, funda a empresa Produtos Sarcol, a primeira deste grupo empresarial, uma empresa familiar destinada à produção importação e distribuição de produtos químicos para uma variada gama de industrias.
1943
Construção do edifício
Inicialmente instalada na Rua Brito de Capelo, no Porto, o crescimento da empresa levou à deslocalização da actividade para umas instalações construídas de raiz na Rua do Tronco, 375 ( Via Norte). Este novo edifício, implantado numa área de 26 400 m2, permitia fazer face aos mais exigentes requisitos da actividade.
1973
Finalização da construção do edifício
Em 1976, a construção das primeiras naves do edifício está finalizada, e o mesmo ganha vida a par e passo com o exponencial crescimento da empresa.
1976
Banco BPI - Participação como fundadores
In 1981, Produtos Sarcol joins a prominent group of companies in Porto and founds BPI Bank.
1981
CLIP (Colégio Luso Internacional do Porto) - Participação como fundadores
Em 1986, a Produtos Sarcol na pessoa de Assis de Magalhães promove, por mote de um ilustre advogado, a criação de um colégio internacional, instituição de ensino diferenciadora e de referência no actual panorama português: o Colégio Luso Internacional do Porto.
1986
Ampliação da área de armazenagem
A empresa investe no armazenamento a granel e procede à construção, inicialmente, de 10 depósitos de 230 m3 cada.
1987
Constituição da Sarcol-Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, S.A.
A Produtos Sarcol, juntamente com a Família de Assis Magalhães, fundam a imobiliária do grupo- Sarcol-Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, S.A.
1988
Fundação de Serralves - Participação como fundadores.
Na senda do mecenato, a Produtos Sarcol torna-se fundadora do Museu de Serralves.
1989
Automatização da movimentação de mercadorias a granel.
Com vista ao aumento da produtividade, é efectuado um investimento avultado numa linha automática de enchimento e embalamento de mercadorias a granel.
1993
Aquisição da AGA - Alcoól e géneros alimentares, no decurso do processo de privatização
Na sequencia da privatização da AGA pelo Estado Português, o grupo Sarcol procede à aquisição da empresa.
1994
Incremento significativo da capacidade produtiva
Já então considerada o maior distribuidor de produtos químicos em Portugal, a Produtos Sarcol necessita de investir e incrementar a sua capacidade produtiva, ampliando o parque de reactores.
1995
Construção de uma estação de tratamento de águas de resíduos industriais
A par e passo com a implementação de um sistema de gestão ambiental, é instalada a estação de tratamento de águas residuais. A Sarcol já era então uma empresa com o Sistema de Gestão da Qualidade certificado de acordo com as normas ISO 9000.
2001
Expansão na península ibérica: constituição da Sarcol Espanha
A reformulação do Mercado impõe a globalização na península ibérica, constituindo-se assim a Sarcol Espanha.
2002
Joint-Venture e deslocalização da área química para Ovar
Em 2008, e na senda da estratégia de procura de um parceiro com instalações já implementadas numa zona industrial, devido nomeadamente à crescente pressão ambiental, a Produtos Sarcol cria uma joint-venture com a Sapec e assim se inicia a deslocalização das instalações de produção, blending e armazenagem para as instalações desta, em Ovar.
2008
Fundação do Núcleo Empresarial Sarcol
Empresa dedicada ao aluguer de espaços para armazéns, escritórios, salas de reunião, sala de formação, cowork e estacionamento. Em Dezembro de 2010, após concluida a deslocalização, dá-se inicio aquilo que hoje é o Núcleo Empresarial Sarcol.
2010
Instalações do Núcleo Empresarial Sarcol em 2017
Para além de um local de trabalho, a Sarcol pretende continuar a ser um núcleo de networking, partilha, negócio e criação de laços.
Assim o traduz o nosso slogan: WORK&BEYOND.
2017