História

História

As antigas instalações da fábrica Produtos Sarcol são agora devolvidas à cidade com o novo conceito de Núcleo Empresarial Sarcol. O nome Sarcol faz jus ao primeiro produto fabricado na empresa, que foi uma cola com origem no sargaço.


Picture

Assis de Magalhães

Em 1943, Assis de Magalhães, juntamente com o seu Pai, funda a empresa Produtos Sarcol, a primeira deste grupo empresarial, uma empresa familiar destinada à produção importação e distribuição de produtos químicos para uma variada gama de industrias.

1943

Picture

Construção do edifício

Inicialmente instalada na Rua Brito de Capelo, no Porto, o crescimento da empresa levou à deslocalização da actividade para umas instalações construídas de raiz na Rua do Tronco, 375 ( Via Norte). Este novo edifício, implantado numa área de 26 400 m2, permitia fazer face aos mais exigentes requisitos da actividade.

1973

Picture

Finalização da construção do edifício

Em 1976, a construção das primeiras naves do edifício está finalizada, e o mesmo ganha vida a par e passo com o exponencial crescimento da empresa.

1976

Picture

Banco BPI - Participação como fundadores

Em 1981, a Produtos Sarcol junta-se a um grupo proeminente de empresas do Porto e fundam o Banco BPI.

1981

Picture

CLIP (Colégio Luso Internacional do Porto) - Participação como fundadores

Em 1986, a Produtos Sarcol na pessoa de Assis de Magalhães promove, por mote de um ilustre advogado, a criação de um colégio internacional, instituição de ensino diferenciadora e de referência no actual panorama português: o Colégio Luso Internacional do Porto.

1986

Picture

Ampliação da área de armazenagem

A empresa investe no armazenamento a granel e procede à construção, inicialmente, de 10 depósitos de 230 m3 cada.

1987

Picture

Constituição da Sarcol-Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, S.A.

A Produtos Sarcol, juntamente com a Família de Assis Magalhães, fundam a imobiliária do grupo- Sarcol-Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, S.A.

1988

Picture

Fundação de Serralves - Participação como fundadores.

Na senda do mecenato, a Produtos Sarcol torna-se fundadora do Museu de Serralves.

1989

Picture

Automatização da movimentação de mercadorias a granel.

Com vista ao aumento da produtividade, é efectuado um investimento avultado numa linha automática de enchimento e embalamento de mercadorias a granel.

1993

Picture

Aquisição da AGA - Alcoól e géneros alimentares, no decurso do processo de privatização

Na sequencia da privatização da AGA pelo Estado Português, o grupo Sarcol procede à aquisição da empresa.

1994

Picture

Incremento significativo da capacidade produtiva

Já então considerada o maior distribuidor de produtos químicos em Portugal, a Produtos Sarcol necessita de investir e incrementar a sua capacidade produtiva, ampliando o parque de reactores.

1995

Picture

Construção de uma estação de tratamento de águas de resíduos industriais

A par e passo com a implementação de um sistema de gestão ambiental, é instalada a estação de tratamento de águas residuais. A Sarcol já era então uma empresa com o Sistema de Gestão da Qualidade certificado de acordo com as normas ISO 9000.

2001

Picture

Expansão na península ibérica: constituição da Sarcol Espanha

A reformulação do Mercado impõe a globalização na península ibérica, constituindo-se assim a Sarcol Espanha.

2002

Picture

Joint-Venture e deslocalização da área química para Ovar

Em 2008, e na senda da estratégia de procura de um parceiro com instalações já implementadas numa zona industrial, devido nomeadamente à crescente pressão ambiental, a Produtos Sarcol cria uma joint-venture com a Sapec e assim se inicia a deslocalização das instalações de produção, blending e armazenagem para as instalações desta, em Ovar.

2008

Picture

Fundação do Núcleo Empresarial Sarcol

Empresa dedicada ao aluguer de espaços para armazéns, escritórios, salas de reunião, sala de formação, cowork e estacionamento. Em Dezembro de 2010, após concluida a deslocalização, dá-se inicio aquilo que hoje é o Núcleo Empresarial Sarcol.

2010

Picture

Instalações do Núcleo Empresarial Sarcol em 2017

Para além de um local de trabalho, a Sarcol pretende continuar a ser um núcleo de networking, partilha, negócio e criação de laços.
Assim o traduz o nosso slogan: WORK&BEYOND.

2017